6 de março de 2013

NA HORA DE ALMOÇAR: COMO CRIAR UM PRATO SAUDÁVEL?


Cada dia mais pessoas têm buscado por qualidade de vida através de uma alimentação segura e equilibrada. Muitos ainda têm dúvidas de como criar um prato saudável, mas isso é algo muito simples e aprendendo uma vez, nunca mais esquecemos.
O primeiro passo é conhecer a pirâmide alimentar brasileira, nela temos os alimentos divididos por grupos e porções diárias, tais como: massas, frutas, hortaliças , carnes, leite e derivados, leguminosas e energéticos extras (doces e açucares,  gorduras e óleos). (Veja a pirâmide alimentar abaixo).
O segundo passo é aprender que cada grupo de baixo para cima ou de cima para baixo, possuem funções diferentes e aqueles colocados no mesmo nível possuem funções iguais, tais como o grupo das frutas e o grupo das hortaliças, que possuem funções reguladoras, já que são nossas principais fontes de vitaminas e minerais, assim como o grupo das carnes, do leite e derivados e das leguminosas, que possuem funções construtoras por fornecerem proteínas.
Agora que já conhecemos as porções e as funções de cada grupo, devemos aplicar isso no nosso prato. Com exceção do grupo do topo (energéticos extras), vamos criar um prato super colorido com todos os alimentos saudáveis, lembrando sempre das 04 leis da alimentação saudável, que já aprendemos por aqui: qualidade, quantidade, harmonia e adequação. Lembre-se de respeitar as porções DIÁRIAS e não consumir todas elas somente no almoço e sim durante todo o dia!
Exemplo de um prato saudável!
Um exemplo de um prato saudável clássico: 1 porção de feijão, duas de arroz, 3 de hortaliças e 1 de carne magra! Pronto! Um prato hiper-saudável e leve!
Agora que você já aprendeu, vamos fazer uma provinha?
Sabendo que arroz e o macarrão, são alimentos do mesmo grupo (energéticos), você pode colocar os dois no mesmo prato?
Claro que sim! Usando o nosso exemplo, você pode fazer o seguinte: já que são duas porções de arroz, substitua uma delas por uma de macarrão. Feito!
Usando o exemplo anterior de prato saudável, eu posso acrescentar um ovo e ficaria na mesma?
Bem, se a sua intenção é ingerir UMA porção de carne no almoço, você terá que escolher entre os dois, já que um ovo equivale a uma porção de carne!
Viu como é delicioso aprender sobre a alimentação saudável? Procure um nutricionista e aprenda muito mais!

Um comentário: