17 de novembro de 2013

GORDURA TRANS : SABOROSA E PERIGOSA!

É importante conhecermos a origem de uma gordura que faz tanto mal à nossa saúde!


A gordura trans é produzida através da hidrogenação de ácidos graxos insaturados (óleos vegetais), que os tornam sólidos. Segundo a Revista Veja (2008), ela sai do processo em forma de uma pasta preta e de odor ruim, logo após é alvejada e desodorizada (imagina isso?). Alguns organismos animais produzem gorduras trans, mas nós seres humanos não temos esta capacidade, esse é um dos motivos pelo qual não deveríamos ingeri-la, nosso organismo não a aceita muito bem porque não existe necessidade nutricional alguma para consumi-la. 
ALIMENTOS RICOS EM GORDURAS TRANS

A gordura trans é produzida artificialmente pelas indústrias alimentícias com a finalidade de melhorar o sabor dos alimentos e conservá-los, o que sai caro para nossa saúde.

Está mais que comprovado que tal gordura é responsável por causar a aterosclerose (entupimento das veias), consequentemente causando várias outras doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio. 


Em alguns países como a Dinamarca e cidades como Nova York já proibiram o seu uso e aqui no Brasil o Ministério da Saúde caminha para efetivar a sua proibição definitiva.  Enquanto isso evite os alimentos que são ricos em gorduras trans, confira o quadro e veja alguns deles.

Preze por sua saúde!


Um comentário:

  1. Obrigado,me ajudou muito pois minha prova e de gorduras trans e onde elas sao encontradas,me ajudou muito espero que façam mais pesquisas assim ... Obrigado

    ResponderExcluir