16 de julho de 2013

OS GRUPOS ABC DAS HORTALIÇAS

ALFACE: Alimento com 5% de teor
glicídico - GRUPO A
Dando continuidade a nossa série de postagens sobre as hortaliças, falaremos hoje sobre os grupos A, B e C das hortaliças, informação importante que muitos desconhecem.
Assim como as hortaliças são divididas por parte comestível (aprendemos na última postagem do assunto), elas também são divididas pelo teor de carboidratos (teor glicídico), o que torna a escolha bem mais adequada, principalmente para quem está passando por um processo de educação alimentar e almeja perda de peso.
Os carboidratos (açucares) são os nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia ao nosso organismo, inclusive nosso sistema nervoso é totalmente dependente da glicose, um carboidrato monossacarídeo, conhecido como açúcar do sangue.
As principais fontes de carboidratos da nossa alimentação segundo a Pirâmide Alimentar são as massas, biscoitos, bolos e cereais como o arroz, mas eles também estão presentes em vários outros alimentos como frutas, leite e derivados, leguminosas e hortaliças.

CURIOSIDADE: As carnes praticamente não possuem carboidratos, chegando a 0 teor.

CENOURA: Alimento com 10% de teor
glicídico - GRUPO B
Assim, para melhor adequação e equilíbrio da ingestão de carboidratos na alimentação foram criados os grupos das hortaliças por teor de carboidratos:

* GRUPO A: Este grupo contém as hortaliças que apresentam teor de 5% de carboidratos, tais como: Abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, aspargos, berinjela, brócolis, cebolinha, couve, couve-flor, espinafre, jiló, mostarda, pimentão, rabanete, repolho, tomate, palmito, pepino, etc.;

* GRUPO B: Este grupo contém as hortaliças que apresentam teor de 10% de carboidratos, tais como: Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, nabo, quiabo, vagem, etc.;

* GRUPO C: Este grupo contém as hortaliças que apresentam teor de 20% de carboidratos: Batata inglesa, batata doce, batata baroa, cará, cogumelo, inhame, mandioca, milho verde, semente de gergelim, araruta.


MANDIOCA: Alimento com 20% de teor
glicídico - GRUPO C
É válido ressaltar que o teor é calculado a cada 100 gramas do alimento, por exemplo: se comermos 100 gramas de milho verde (GRUPO , 20% (20 gramas) desse valor serão carboidratos, o que dá um total de 80 kcal, só deste nutriente, nesta porção.
Lembre-se que as hortaliças estão dividas nos vários grupos da pirâmide alimentar, e devemos respeitar as porções diárias estabelecidas de cada um, da base ao grupo das verduras e leguminosas.

Os grupos são simples e os alimentos são bem parecidos, o que torna difícil a confusão, todavia é indicado procurar um profissional nutricionista para que ele adeque o seu cardápio conforme as suas necessidades, além dos mais a aula será muito mais completa.

4 comentários: