9 de fevereiro de 2013

PORQUE TUDO QUE EU GOSTO DE COMER...FAZ MAL À SAÚDE?



Nós nutricionistas frequentemente somos abordados por um amigo ou até mesmo em uma palestra com a seguinte pergunta: “O alimento X, engorda?”. 
Para respondermos à esta pergunta vamos a um pequeno exemplo: O azeite extra-virgem de oliva; uma gordura insaturada que é comumente associada a redução de colesterol ruim; o que de fato é verdade, no entanto, muitas pessoas sequer procuram auxílio profissional para saber como equilibrar o consumo de azeite na sua alimentação e passam a consumi-lo indiscriminadamente. Qual o resultado? Começam a ganhar peso e o colesterol ao invés de diminuir, aumenta. Isso aconteceu devido aos maus hábitos daquela pessoa e não necessariamente por causa do alimento. Com isso chegamos à conclusão de que o azeite não engorda, o que vai engordar é a quantidade que anda sendo ingerida.

O primeiro passo para mudar o estilo de vida, é reconhecer que as escolhas atuais não andam fazendo bem para a saúde.  A partir daí começa uma jornada que pode ser longa ou curta, isso vai depender da força de vontade e também do apoio profissional. É preciso entender que a maioria dos alimentos, principalmente os naturais não fazem mal para a saúde, desde que consumidos com qualidade, quantidade, harmonia e adequação às suas necessidades e aprender também que existem alimentos que são prejudiciais ao nosso organismo, principalmente aqueles que possuem quantidades exageradas de sódio, gorduras saturadas e gorduras trans, como os fast-foods. Pessoas que baseiam sua alimentação em lanches, ou até mesmo exageram em alimentos tidos como saudáveis correm sérios ricos de desenvolverem doenças cardiovasculares e metabólicas.
Pense nisso e lembre-se sempre de procurar ajuda profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário