27 de março de 2013

SIGA A RECEITA!


Nós nutricionistas ao contrário do que muitos pensam, não somos cozinheiros, e se alguns são; isso não vem do curso de graduação em nutrição e sim das práticas e experiências adquiridas durante a vida. Competências a parte, ser cozinheiro (a) é ser um (a) artista, pois criar alimentos oriundos de outros alimentos, agradáveis aos olhos e ao paladar é uma arte! Por sua vez o nutricionista é um analista, que estuda a transformação que os alimentos sofrem no momento do preparo, seja por cocção, processamento, lavagem e no que isso implica em suas qualidades nutricionais; estes profissionais são parceiros que muitas vezes trabalham juntos.

Quem nunca tentou fazer uma determinada receita, almejando ver o resultado satisfatório, sentir aquele sabor maravilhoso e ao final se decepcionar com o resultado? Pois é..algo deu errado, e dificilmente a culpa é da receita, e sim de quem está segurando a colher (rs..). Receitas são resultados de experiências culinárias que para chegarem a um resultado final satisfatório, os criadores erraram muito, por isso fazer com que seu prato seja um sucesso implica em seguir rigorosamente o que está escrito, para isso devemos observar:


*INGREDIENTES: Use exatamente aqueles que a receita determina, só use substitutos ou similares quando você tiver certeza que isso não alterará o resultado final! Lembre-se também de observar a data de validade e se os mesmos não estão estragados. Ex: Sempre quebre os ovos em um recipiente a parte antes de junta-los aos demais.


Colheres medidoras
*MEDIDAS CASEIRAS: Siga exatamente as medidas determinadas, nem mais, nem menos! Se você tiver dificuldade, hoje em dia encontramos em lojas de "R$1,99" e internet: copos e colheres medidoras (xícara de chá, colher de sopa, de sobremesa) e balanças de cozinha;

*CUIDADO COM A TEMPERATURA!: Se a receita determina que o alimento deva ser cozido, assado ou resfriado a uma determinada temperatura, por um determinado tempo, não tente apressar as coisas! Pode queimar ou alterar a consistência, sabor. Ex: bolo solado, gelatina congelada;


*CUIDE DA HIGIENE! Lavar bem os utensílios  e mãos, prender os cabelos e usar touca é importante, afinal, do que adianta a receita ter dado certo, estando contaminada por micróbios, causando dor de barriga em todos que a comeram ou indo o dissabor de um fio de cabelo bem no recheio?
Sucesso!
 


Viram? Ter sucesso naquele prato que você anda querendo fazer não é questão de mágica ou dom, basta seguir direitinho a receita!
Lembre-se de escolher receitas saudáveis e saborosas para a sua família! A saúde agradece!

Um comentário:

  1. Olá! Ando à procura das colheres medidoras, mas não encontro. Pode indicar-me onde as adquiriu sff? Obrigada

    ResponderExcluir