26 de março de 2013

QUANTAS REFEIÇÕES VOCÊ ANDA FAZENDO DIARIAMENTE?


Geralmente quando uma pessoa vai ao nutricionista pela primeira vez, principalmente aquelas que querem perder peso, saem assustados do consultório por causa da sua nova fase de alimentação. Isso acontece devido ao mau hábito do "deixar de comer para emagrecer", muitas pessoas ainda têm convicção que essa é a melhor escolha.
O recomendado é que façamos 6 refeições diárias durante intervalos de 3 horas em 3 horas; observado as 4 leis da alimentação saudável (quantidade, qualidade, harmonia e adequação) e as porções preconizadas na Pirâmide Alimentar, ou seja, nenhum segredo!
6 refeições diárias: O recomendado!
Quando uma pessoa não toma café da manhã, por exemplo, ela está agredindo o seu organismo, pois imaginem uma noite toda, cerca de 8 horas, de jejum? Soma-se ainda a regra que as pessoas não tem o hábito de fazer a colação (lanche entre o café da manhã e o almoço) pulando diretamente para o almoço, com um apetite daqueles, fazendo um prato caprichado. Resultado número 1: O organismo vai aproveitar e estocar grande parte dos nutrientes desta refeição que é geralmente a mais calórica do dia, pois sabe que amanhã aquela pessoa fará a mesma coisa, por isso precisa se proteger; e, resultado número 2: consequente descontrole no peso corporal.
Por isso, devemos entender que as 6 refeições são importantes, pois quem as faz estimula o seu metabolismo e adquire todos os nutrientes de forma adequada.
Também chegamos a conclusão que o hábito de jantar, NÃO ENGORDA; mas claro, se não for um x-bacon, x-tudo, macaxeira ou qualquer outro alimento hipercalórico. Conforme dissemos anteriormente, as 4 leis da alimentação e a Pirâmide Alimentar, devem ser observadas. Quem não gosta de um prato de comida, pode optar por um lanche, mas o importante
Ficar sem se alimentar não é uma boa escolha!
é que ambos sejam leves e saudáveis conforme as demais refeições do dia. Quando fazemos as refeições corretamente, o organismo só aproveita o necessário de cada uma delas.
Ter uma alimentação equilibrada e saudável não é algo difícil, basta ter força de vontade. Nas grandes cidades como São Paulo e demais capitais a correria é grande, mas não devemos substituir a alimentação saudável por fast foods ou ficar sem se alimentar.
É importante procurar um(a) nutricionista para aprender a se educar quanto à alimentação e saibam que ninguém que procura este profissional fica sem comer para emagrecer, pelo contrário, se alimentam e muito bem, com todos os alimentos saudáveis e gostosos que se tem direito.
E aí Quantas refeições diárias você anda fazendo?

OBS: Imagem ilustrativa conforme plano alimentar básico, não trata-se de sugestão de cardápio, para uma alimentação adequada a você, procure um nutricionista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário