23 de abril de 2013

9 KCAL!


A sociedade tem vivido uma grande mudança no assunto alimentação, onde cada vez mais pessoas têm buscado por um estilo de vida saudável, procurando por alimentos saudáveis e com benefícios comprovados.

É comum encontrarmos nos meios de comunicação, propagandas de produtos que relatam grandes benefícios para a saúde, como óleo de coco, o ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas como o azeite de oliva. O que poucas pessoas sabem e não procuram saber é que as gorduras, sejam qual o tipo, fornecem 9 kcal (quilocalorias) em 1 grama.

Alguém conhece uma pessoa que carrega a salada de azeite? A desculpa de que alimento faz bem não é sinônimo de EXAGERO. Aumentar a quantidade de azeite na alimentação não irá acelerar os seus benefícios, pelo contrário, irá anula-los.

Uma coisa que sempre frisamos é que os alimentos por si só, não são e nunca serão maléficos para a saúde, prejudiciais são os maus hábitos e a falta de conhecimento.

O exagero nas quantidades de gorduras trazem resultados negativos para a saúde, como a dislipidemia, sobrepeso e vários outros malefícios à saúde como a aterosclerose e demais doenças cardiovasculares, ou seja, os alimentos que poderiam estar fazendo bem, estão fazendo mal.

Buscar ajuda profissional é muito importante, porque só o nutricionista trabalha com educação alimentar e ajuda as pessoas a terem uma alimentação equilibrada, sem pressão. Nem todas as pessoas têm consciência do que é um exagero, pois são leigas no assunto.

Por fim, "fazer do seu alimento seu medicamento", não significa que uma cápsula de óleo de coco vai diminuir instantaneamente o colesterol, resultados positivos de uma boa alimentação demandam tempo, conhecimento e força de vontade.

Procure um nutricionista, evite o amadorismo ou seguir dicas de profissionais ou pessoas que supostamente entendem do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário