7 de agosto de 2013

ALIMENTOS OBSTIPANTES SÃO IMPORTANTES?

Saiba quando dar preferência a esses alimentos e a prezar pelo equilíbrio alimentar!

 Alimentos obstipantes são aqueles que  naturalmente diminuem a motilidade do nosso intestino. A grande maioria deles possuem substâncias chamadas taninos, que são responsáveis pelo sabor adstringente (veja o quadro abaixo e conheça alguns!).

O que é sabor adstringente? 
Quando comemos um cajú, ou uma banana maçã, logo sentimos aquele gosto que “aperta” na boca, essa é a sensação de adstringência. Os taninos possuem dentre outras; propriedades  anti-diarréicas, assim tornam-se uma excelente escolha para pessoas que estão com diarreia  ou distúrbios como a Síndrome do intestino irritável,1 que aceleram a motilidade intestinal. 

O conceito de intestino regulado é bem controverso, alguns especialistas afirmam que uma pessoa com o intestino regulado, evacua uma ou duas vezes ao dia, ou dia sim, dia não; outros dizem que o normal seria evacuar todos os dias. Controverso ou não, na hora de defecar não deve haver dor, ou ter que fazer força para as fezes saírem, ou muito menos não fazer força e elas saírem muito rápido.

Alguns alimentos obstipantes
É importante haver equilíbrio na alimentação, não só dá a preferência para alimentos ricos em fibras, mas equilibrar o seu consumo com os alimentos fonte de taninos, isso claro se estiver tudo normal com o intestino.

Crianças, adultos e idosos que estão sofrendo de diarreia  devem evitar alimentos ricos em fibras e laxantes, dando preferência para os de sabor adstringente, até os sintomas passarem, e logo após equilibrar novamente a alimentação de acordo com seu grupo etário. 

Quando trata-se de alimentos, nunca devemos abrir mão da variedade. Equilíbrio é a chave para a porta da vida saudável!
 1A síndrome do intestino irritável também tem como sintoma a obstipação. Consulte o seu gastroenterologista e o seu nutricionista

3 comentários: