25 de março de 2013

A ALIMENTAÇÃO NÃO E QUESTÃO DE MÁGICA! MAS OS BONS HÁBITOS ALIMENTARES FAZEM TODA A DIFERENÇA!


É muito comum hoje em dia vermos revistas que oferecem dietas mágicas, milagrosas que prometem fazer os leitores ficarem com o corpo igual o (a) do (a) modelo da capa; estas são as famosas dietas da moda, que muitas vezes não são balanceadas nutricionalmente e não ajudam em nada na educação alimentar. Quem inicia este tipo de alimentação é um (a) sério candidato (a) ao efeito sanfona em uma determinada época da vida, infelizmente. Uma tecla que não cansamos de apertar é que a alimentação não é questão de moda ou obrigação, alimentação é uma necessidade, prazer e sinônimo de saúde. A partir do momento que as pessoas aprendem a ter bons hábitos alimentares elas já não se sentem obrigadas a ter uma alimentação saudável, pois esta passa a ser parte do seu cotidiano, isso é educação alimentar.
Chega um momento que as pessoas se
cansam de uma alimentação forçada!

Como todo processo de educação, tudo começa devagar, não é do dia para o outro. Se uma pessoa pensa: a partir de amanhã, terei uma alimentação saudável, ela deve executar este amanhã, pois, o primeiro passo deve vir dela que quer mudar e não dos profissionais da saúde, em especial os nutricionistas que são os responsáveis pelo trabalho de educação alimentar; outro fator importante é a força de vontade e aceitação de si próprio; uma pessoa que se aceita dentro das suas limitações tem muito mais chance de sucesso no seu processo de mudança de conduta, e; quando isso é um problema é interessante também o atendimento junto ao psicólogo. Mas eu sou louco (a)? Não, não é isso, buscar ajuda profissional em todas as necessidades do organismo, seja físico, mental ou social também é a chave do sucesso, afinal não adianta cuidar de uma parte e abandonar outra que está intimamente ligada, o equilíbrio deve ser buscado.
Portanto, alimentos por si só, não mudam a corpo de ninguém, mas as forma como eles são consumidos sim! Então antes de ignorarmos uma alimentação saudável, analisemos nossos hábitos, pois eles sim mudam muita, muita coisa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário