20 de março de 2013

VOCÊ GOSTA DE PEIXE?


Com a chegada da Semana Santa, as vendas de peixes em todo Brasil, senão em todo o mundo, aumentam consideravelmente. Um alimento antigo, presente na maioria das civilizações é comprovadamente saudável; seu consumo regular traz benefícios para a saúde. Segundo Badolato et al., (1994 apud RAMOS FILHO et al. 2008), o pescado é um alimento importante para os vários grupos populacionais, não só pela boa oferta de proteínas, mas também pela quantidade significativa de ácidos graxos polinsaturados do grupo Ômega 3.
Dourado
Considerados essenciais por não serem produzidos no organismo humano, os ácidos graxos polinsaturados como o Ômega 3, são necessários para as funções cerebrais e impulsos nervosos, são componentes estruturais nas membranas celulares, participam da síntese das células do sangue (hemoglobina) e da divisão celular, além de participar da transferência do ar atmosférico para o plasma sanguíneo (MARTIN et al., 2006)
No Brasil temos várias espécies de peixes, como o dourado, pacu, pintado, são 2.587 espécies de peixes só de água doce!

Na hora das compras é preciso tomar certos cuidados para aquisição de um bom pescado, pois este é um alimento de fácil deterioração. Para comprovarmos que o peixe é fresco, devemos observar bastante, reparar se a carne está branca ou rosada (dependendo da espécie) e resistente a pressão dos dedos (não pode afundar ou quebrar); sentir o odor característico (peixe estragado geralmente tem cheiro desagradável); se as escamas estão presas a pele (escamas soltas significam que a carne não está boa); as guelras devem estar úmidas e rosadas, aproximando-se do vermelho; os olhos devem estar firmes, brilhantes, transparentes e sem manchas.
Na hora do preparo, evite frituras, isso faz com que o alimento perca nutrientes importantes, além de ficar mais calórico, um prato leve e recomendando é um bom peixe grelhado, assado ou ensopado (aproveite o caldo). Apesar de saudável devemos recordar que temos uma recomendação diária de consumo. Na pirâmide alimentar brasileira, o peixe está no grupo das carnes e as porções diárias são de uma a duas.
E aí? Você gosta de peixe?

Bibliografia consultada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário