21 de julho de 2014

FREQUENTADORES DE ACADEMIAS:


 A REALIDADE DO AMADORISMO E OS FALSOS RESULTADOS

A ingestão de suplementos nem sempre é correta e equilibrada.
É curioso como alguns frequentadores de academias reagem para alcançarem os seus objetivos. Enquanto alguns procuram suporte profissional (medicina, nutrição e educação física); outros recorrem a sites de internet e conselhos de amigos.
É importante sabermos que alguns resultados podem não ter relação com a saúde, aqueles que chamamos de falsos resultados.
Por que falsos resultados?
Simples, o individuo consegue ganho de massa magra, perda de peso e definição com o amadorismo, vemos isso por aí; mas será que ele se educou fisicamente e nutricionalmente como deveria?
Alguns exemplos que assistimos é a ingestão indiscriminada de batata-doce, ingestão de suplementos proteicos sem cálculos de adequação e alimentação diária muito mal planejada aliada a exercícios errados.
Mas o que poderia acontecer?
Os falsos resultados não são duradouros, porque se não houve mudança real do comportamento físico e alimentar, um dia aquela pessoa irá cair na passada, irá abandonar a academia e será um fã irrestrito de fast-foods, infelizmente isso acontece.
Pessoas que agem sem equilíbrio conseguem resultados por causa da compensação que o nosso organismo realiza, órgãos como o fígado e os rins trabalham pesado nisso: metabolismo e consequente eliminação de ureia, creatinina, ácido úrico, por exemplo, porém, em algum tempo eles não aguentarão mais e aí surgirão as hepatopatias, síndrome metabólica e doenças renais.
Suplementos alimentares não são medicamentos!
 

Nessa altura do campeonato, mesmo que a academia seja rotina, que o corpo esteja supostamente perfeito por fora, intrinsecamente o organismo não estará bem e para continuar tendo um pouco de qualidade de vida, acontecerá a dependência de medicamentos e uma alimentação restrita em determinados nutrientes, como de proteínas em insuficiência renal e hiperuricemia (gota); aí vem a pergunta: Dá para manter o "corpo definido'' nessas condições?
É preciso repensar atitudes e buscar o suporte profissional. Os profissionais da saúde estudam e pesquisam para promover qualidade de vida para as pessoas com responsabilidade.

Cuide-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário