4 de dezembro de 2014

CONHECENDO OS MACRONUTRIENTES!

Você está passando por um processo de educação alimentar e nutricional? Sim? Parabéns! Essa com certeza foi uma das melhores escolhas da sua vida! Não? Se você ainda não iniciou, nunca é tarde para começar. As verdadeiras transformações só ocorrem quando aprendemos a como mudar uma situação e o interessante é que aquilo que é aprendido com vontade e prazer jamais é esquecido ! Não importa como você chegou ao nosso Blog, o certo é que você está buscando por informações e isso por si só já é um grande passo!

Exatamente por isso elaboramos esse pequeno texto, que você também encontra em uma série de três postagens na nossa fanpage do Facebook®. Vamos falar um pouco sobre os três macronutrientes fundamentais para a nossa saúde, vida e existência: proteínas, carboidratos e gorduras.

Boa leitura!

PROTEÍNAS (PTN):

São macronutrientes que possuem funções estruturais no nosso organismo. As proteínas estão presentes no nosso sangue, na saliva, nos tecidos (ex. músculos), cabelos, hormônios e órgãos! Elas são formadas pela união peptídica dos aminoácidos, moléculas orgânicas que possuem um grupo amino e um grupo carboxila. Dentre os vinte principais aminoácidos, nosso organismo não produz nove, os denominados aminoácidos essenciais; assim é importante que eles sejam obtidos através da alimentação.
As principais fontes alimentares de proteínas são os alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) e as leguminosas (feijões, ervilha, fava, soja). É importante sabermos que as proteínas de alto valor biológico, aquelas que possuem mais aminoácidos essenciais são encontradas com maior facilidade nos alimentos de origem animal. Uma grama de proteína nos oferece 4kcal.

CARBOIDRATOS (CHO):

São macronutrientes que possuem funções energéticas no nosso organismo, dentre eles está a glicose, um monossacarídeo que o nosso corpo metaboliza para produzir energia; também estão presentes nas estruturas das células e ácidos nucléicos. Os hidratos de carbono, também como são conhecidos, são classificados de acordo com o tamanho da sua molécula, o amido por exemplo, é um polissacarídeo formado pela união de diversos monossacarídeos como a glicose; já açúcar de mesa, a sacarose, é um dissacarídeo formado pela união dos monossacarídeos glicose e frutose.
As principais fontes alimentares de carboidratos são os cereais (ex.  arroz, trigo e milho); as massas (ex. macarrão, pão, biscoitos) tubérculos (ex. batata), raízes (ex. mandioca, batata doce, cará) e rizomas (ex. inhame). As frutas também são ricas em carboidratos, como a frutose e também fibras que curiosamente são carboidratos que o nosso sistema digestório não digere. Elas são importantes para regulação da intestino, prevenção de doenças como o câncer e controle na absorção da glicose. Uma grama de carboidrato digerível nos oferece 4kcal.

LIPÍDEOS (LIP):

Ou gorduras, são macronutrientes que possuem função estrutural e energética no nosso organismo, elas estão presentes nos adipócitos, células do tecido adiposo e nas membranas celulares. As gorduras são usadas pelo nosso organismo como reserva de energia. Na natureza existem vários tipos de gorduras, inclusive não comestíveis. As de maior importância para o nosso organismo são as do tipo saturada e insaturada, ambas naturais. Há alguns anos foi criada a gordura trans, um tipo de lipídeo artificial que não é reconhecido pelo nosso organismo e que deve ser evitado por causar malefícios à saúde.
As principais fontes alimentares de gorduras saturadas são os alimentos de origem animal (ex. banha de porco, de boi, carneiro, manteiga), curiosamente a gordura de coco é saturada apesar de ser de origem vegetal; já as insaturadas são divididas em dois tipos: monoinsaturadas (ex. óleo de palma e azeite de oliva) e as polinsaturadas (ômega 3, encontrada no salmão, sardinhas, linhaça e ômega 6 encontrada nos óleos de girassol, soja e sementes oleoginosas como as castanha-do-pará e castanha de cajú). As gorduras trans são encontradas em vários alimentos industrializados, como biscoitos, lanches, steaks. Qualquer tipo de gordura nos oferece 9kcal por grama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário