3 de dezembro de 2014

ESTÉTICA X SAÚDE: O QUE VOCÊ ESTÁ PRIORIZANDO?

É comum nos dias hoje encontrarmos cada vez mais pessoas insatisfeitas com o seu peso ou corpo atual, pessoas sempre buscando pela mudança de forma das várias maneiras disponíveis na sociedade, até mesmo as mais agressivas e inusitadas. Ter o sonhado corpo perfeito (leia o quadro) que é incansavelmente exibido na mídia é o objetivo de muitos; as academias estão cada vez mais lotadas, a venda de suplementos alimentares, ao que parece, tem crescido assustadoramente e as agendas dos cirurgiões plásticos estão sempre lotadas; saúde? Não podemos afirmar que a maioria busca ou sequer pensa nisso, pois a beleza está no topo dos objetivos.

Sentir-se bonito (a) e jovem é importante porque melhora a nossa auto-estima, nos faz sentir bem conosco e com a sociedade, neste contexto, a estética no meio das ciências é conhecida como a filosofia do estudo ou arte do que é belo nas manifestações naturais e artísticas, assim, a beleza física, aquela que agrada os olhos segundo os padrões sociais que vivemos hoje é constante alvo da estética, que através de inúmeras técnicas visa a transformação física do ser humano.

Estar em completo bem estar físico, mental e social seria a principio a definição básica de saúde, como estabeleceu a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948. Atualmente sabemos que conceito de saúde vai bem mais além do plano físico e orgânico chegando às barreiras da sociedade. Ser saudável além da ausência de qualquer doença/pertubação das ordens físicas e mentais e ter uma vida social plena é também ter consciência daquilo que melhora a própria vida e a da comunidade que fazemos parte.

Mudanças: Quando são necessárias?
Quando falamos em transformar o ser humano estamos implicando diretamente em sua saúde; porque estamos trabalhando nos planos físico, mental e social, portanto, é importante que aqueles que buscam mudanças tenham consciência da sua melhora como um ser humano e do reflexo positivo que isso trará no meio onde vive, afinal, pessoas vão querer fazer o mesmo ainda que não saibam os meios, pegando muitas vezes atalhos que terminam em situações trágicas, leia as reportagens abaixo:

*Anoréxica, modelo morre aos 21 com 40 kg
Os métodos mais invasivos, tais como as cirurgias plásticas são, ou pelo ou menos deveriam ser destinados em último caso e exclusivamente quando houvesse a necessidade de salvar a vida ou realizar uma correção estética que melhoria a auto-estima das pessoas. O que notamos hoje é que tais procedimentos foram banalizados e as pessoas os procuram como se tivessem planejando e pagando por uma viagem de férias.
Se existe saúde, não importa a sua forma corporal!
Ser feliz é o que importa! Sorria para a vida!

Na mesma linha, o uso indiscriminado de suplementos alimentares também trazem graves problemas à saúde, os frequentadores de academias não buscam por atendimento e orientação profissional e jogam em seu organismo cargas nutricionais totalmente desequilibradas.

Antes de pensarmos em mudar algo no nosso corpo devemos analisar as possibilidades. O interessante é que busquemos incansavelmente pelos métodos naturais, aqueles que não são agressivos e não colocam nossas vidas em risco. É preciso ter calma e paciência, os melhores e verdadeiros resultados demoram, isso é normal. Colocar a saúde em segundo plano não é uma boa escolha porque é através desta que conseguimos alcançar todos os objetivos que almejamos, inclusive os fins estéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário