6 de janeiro de 2013

PRODUTOS EMAGRECEDORES: ANTAGONISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ALIMENTAR

 A suposta facilidade de perda de peso atrai pessoas que se esquecem dos bons hábitos!

Diariamente somos bombardeados por comerciais de produtos que supostamente auxiliam no emagrecimento, seja na TV, revistas ou nas redes sociais. Em sua maioria possuem em sua composição as fibras, que têm a função de absorver a gordura dos alimentos ingeridos, também ervas medicinais, redução de calorias, vitaminas, colágeno, ou seja, nenhum segredo.
A constante insistência da mídia por um padrão de beleza que não existe na sociedade, tem tornado pessoas que almejam um corpo e um peso perfeito infelizes; recai ainda a cultura de que medicamentos são milagrosos e resolvem praticamente tudo, até uma gordurinha localizada, que é encarada por muitos como uma doença. Aliás, tais produtos não são medicamentos, mas por terem simplesmente a forma de cápsulas, atraem multidões. Com isso, essa suposta facilidade que é economicamente mais cara que os alimentos integrais, substitui a alimentação saudável e a prática de atividades físicas por alguns. Exatamente isso! Atualmente as pessoas querem rapidez e facilidade, ninguém está disposto a evitar os exageros nos finais de semana ou fazer aquela corridinha no final da tarde.
É necessário entender que tais produtos não são uma necessidade, a educação alimentar e física sempre serão importantes para mantermos a saúde, pois estas sim são necessidades, e; além de tudo, ter a consciência que a alimentação é um prazer e não uma obrigação. Assim, esperamos que a manipulação das pessoas por um padrão de beleza seja um dia vencido, que tais produtos caiam no esquecimento e que cada vez mais pessoas descubram o prazer dos bons hábitos. Uma utopia?

Um comentário: