6 de fevereiro de 2013

ACHOCOLATADO: PAIS PRESTEM ATENÇÃO!

  A xantina, uma substância presente neste alimento atrapalha a absorção do cálcio
Quem nunca tomou a mistura de achocolatado com leite com certeza é uma pessoa rara. Conhecidos por conferir o sabor de chocolate, os achocolatados são a preferência de muitos adultos e crianças na hora do lanche, seja quente ou gelado. Atualmente muitos deles vêm enriquecidos inclusive com vitaminas.

O leite é uma das nossas principais fontes de cálcio, mineral importante para a formação dos ossos e dentes, em especial para as crianças devido à fase de crescimento. 
É importante saber que os achocolatados possuem uma substância chamada xantina, que atrapalha a absorção do cálcio no intestino. A regra também vale para a cafeína (tipo de xantina presente no café), saiba que o cafezinho com leite também não é uma mistura favorável para o cálcio. Uma alimentação infantil, onde é acrescido constantemente no leite o achocolatado, pode vir a prejudicar a saúde das crianças. É válido ressaltar que os reflexos de uma alimentação inadequada não aparecem do dia para noite, e sim com o passar do tempo; no caso das crianças, no desenvolvimento. 
Idosos também devem evitar este tipo de mistura, uma vez que a absorção de cálcio na terceira idade é diminuída/prejudicada. A sugestão é oferecer leite com frutas, variando o cardápio. Não há necessidade de excluir o achocolatado, o melhor é diminuir a frequência de consumo e prezar também pelo consumo de vegetais verdes, que são ricos em cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário